o resumo
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, os espaços teatrais
adquirem uma presença firme na geografia de Lisboa. Tomando como ponto de
partida um desses espaços, o de mais duradoura existência, abordaremos a
relação da atividade teatral com a cidade. O “velho” Teatro da Rua dos Condes, inaugurado
em 1738 como casa de ópera, alcança a categoria de principal teatro público de
Lisboa, e atravessa diferentes fases, para terminar, em 1882, rendido à
revista. A opção pela ópera, pela comédia, pelo drama, ou outros géneros,
implica a atenção de públicos diversos. O Teatro da Rua dos Condes conheceu um
número crescente de casas concorrentes, em resultado da procura de divertimentos
pelos lisboetas. Espetáculos, artistas e espectadores, por um lado, definem a
vivência teatral lisboeta; por outro lado, é a cidade que os transforma.
um resumo do CV
Licínia Rodrigues Ferreira é
licenciada em Filosofia, diplomada em Ciências Documentais e mestre em Estudos
de Teatro, com a dissertação intitulada Júlio
César Machado cronista de teatro: os folhetins d’A Revolução de Setembro e do Diário de notícias. Investigadora do teatro em Portugal nos séculos XVIII e
XIX. Encontra-se em fase de conclusão da tese de doutoramento, dedicada ao
Teatro da Rua dos Condes.
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