domingo, 11 de junho de 2017

5.ª Conferência: Associações de classe e intervenção operária na Lisboa no final do século XIX - Ana Alcântara


A próxima conferência, a 5.ª do nosso Ciclo, será da responsabilidade da investigadora do Instituto de História Contemporânea Ana Alcântara (IHC-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa) e terá como título Associações de classe e intervenção operária na Lisboa no final do século XIX. Terá lugar, como habitual, na Rua Castilho, 14 (UACS), em Lisboa, e será no dia 21 de Junho pelas 18h.


Para conhecer melhor a investigação de doutoramento da Ana Alcântara, disponibilizamos um artigo mais desenvolvido sobre a temática da conferência, bem como um pequeno resumo.

Resumo: Com a crescente proletarização e concentração das “classes laboriosas” no final do século XIX em Lisboa surgem muitas associações de cariz operário, nomeadamente as associações de classe. Nesta comunicação olharemos para a intervenção associativa do operariado lisboeta, entre 1890 e 1900, através da implantação territorial, caracterização e propósitos estatutários das suas Associações de Classe. Mas também na interveniência reivindicativa destas Associações, nomeadamente no que concerne a participação nos desfiles do 1.º de Maio e greves que aconteceram em Lisboa durante a última década do século XIX.


Sem comentários:

Enviar um comentário