quinta-feira, 30 de março de 2017

Programa detalhado das próximas conferências

26 de Abril | Rosa Fina (IHC-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa/ CLEPUL), As várias noites de Lisboa (1780-1900): uma perspectiva histórica, social e literária.
31 de Maio | Ana Barata (Fundação Calouste Gulbenkian - Biblioteca de Arte), «Lisboa caes da Europa»: e do rio se fez cidade
21 de Junho | Ana Alcântara (IHC-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa), Associações de classe e intervenção operária na Lisboa no final do século XIX.
12 de Julho | Paulo Alexandre Alves (IHC-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa), Uma cidade culturalmente fervilhante? O comércio de livros no final da Lisboa Oitocentista (1890-1910).
27 de Setembro | Gonçalo Gonçalves (CIES - Instituto Universitário de Lisboa), Os riscos de ser o “cais da europa”: Lisboa e as redes internacionais de cooperação policial, c.1890-1940.
11 de Outubro | Vítor Oliveira (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), A importância da cartografia histórica para os estudos de forma urbana: os casos de Lisboa e Porto.
25 de Outubro | João Silva (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), FCSH-UNL), "O presságio d'alva como que tornou a cidade mais sonora": sons, espaços e vida quotidiana em Lisboa no final da Monarquia Constitucional.
22 de Novembro | Cecília Vaz (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, CIES-IUL), Novas vivências na cidade? A boémia em Lisboa (1880-1929).
13 de Dezembro | Alice Samara (IHC-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa), Lisboa, cidade de resistência.

2.ª Conferência por Ana Gil

E aqui fica o registo fotográfico da 2.ª sessão do nosso Ciclo de Conferências: "Lisboa Conventual: Reconstrução Digital de Património Arquitectónico", marcada pelo entusiasmo contagiante da nossa oradora, a investigadora Ana Gil (CERIS-IST). Até dia 26 de Abril!











segunda-feira, 13 de março de 2017

2.ª Conferência - Lisboa Conventual: Reconstrução Digital de Património Arquitectónico



A investigadora Ana Gil será a oradora convidada para a 2.ª Conferência do Ciclo "Novos estudos e novos olhares sobre a cidade: Lisboa do terramoto à Revolução de Abril" a realizar já no próximo dia 29 de Março, na sede da UACS, no n.º14 da Rua Castilho, em Lisboa. Deixamos abaixo um resumo da conferência, bem como o link para um artigo mais completo sobre o assunto.


Resumo: O Património é entendido como o conjunto das obras do homem nas quais uma comunidade reconhece valores e com os quais se identifica. A memória, por sua vez, é testemunho da herança de gerações passadas e origina a consciência de identidade cultural, onde a assimilação por parte da comunidade tem um papel fundamental para a sua preservação e salvaguarda, através da educação, investigação, ciência e turismo.
As casas religiosas de Lisboa representam um vasto património arquitectónico que marcou e ainda marca a imagem da cidade. Não existindo uma percepção global da sua importância, torna-se essencial estudar e divulgar a realidade passada e presente. Neste sentido, com base na Carta de Londres e nos Princípios de Sevilha, foram elaboradas reconstruções digitais de três conventos de Lisboa que vêm possibilitar o estudo, preservação e divulgação do património arquitectónico. A produção de dados gráficos, suportada por um estudo da escala da cidade à escala do edifício, destaca-se pelo desenvolvimento de modelos tridimensionais que evoluem em paralelo com a fase de investigação e com próprio ciclo de vida do conjunto arquitectónico. Para tal, desenvolveu‑se uma metodologia cíclica, com geometria associativa e paramétrica - modelos BIM -, baseada na elaboração de modelos digitais, permitindo adicionar informação a qualquer momento.

Pretende-se, assim, com a presente comunicação apresentar como teriam sido alguns destes espaços conventuais à data da extinção das ordens religiosas e mostrar como parte deles, ou no seu todo, permanecem subtilmente até aos dias de hoje.